terça-feira, 29 de maio de 2012

James Clerk Maxwell e a Proposição Cristã


Dois grandes cientistas britânicos dominam, simultaneamente, a paisagem intelectual da ciência elétrica, e de fato, de toda a física, no século XIX. Foram eles Michael Faraday e James Clerk Maxwell. Algo que é muito intrigante sobre estes dois grandes homens, é o fato de quão patente fica a todos nós os grandes contrastes entre suas personalidades:

  • Faraday era Inglês; Maxwell escocês;
  • Faraday era filho de um ferreiro pobre, o pai de Maxwell havia herdado uma propriedade substancial e dificilmente lhe seria necessário praticar a advocacia, na qual ele havia se formado;
  • Faraday não teve educação formal; Maxwell teve a melhor educação disponível;
  • Faraday nunca ocupou uma posição específica em nenhuma universidade; Maxwell realizada cátedras em ao menos três das principais universidades britânicas;
  • Faraday foi um dos palestrantes científicos mais populares de sua época; Maxwell ganhou uma má reputação em salas de aula;
  • Faraday, praticamente, não sabia matemática formal, Maxwell foi um dos melhores matemáticos do seu tempo;
  • Faraday  realizou pesquisas no domínio dos experimentos eletromagnéticos,  Maxwell  teorizou  completamente o eletromagnetismo.
Os contrastes entre estes homens poderiam ser multiplicados ainda mais. No entanto, eles tiveram uma experiência em comum. Ambos viveram comprometidos como cristãos. É o objetivo deste breve estudo é delinear a forma como a fé de James Clerk Maxwell e sua ciência foram combinados e como eles podem ter se influenciado um ao outro.

... in construction


Traduzido do original de Ian Hutchinson
MIT IAP Seminar: The Faith of Great Scientists, Jan 1998, 2006
em http://silas.psfc.mit.edu/Maxwell/




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Licença Creative Commons
Este trabalho de André Luis Lenz, foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
 
Licença Creative Commons
Este trabalho de André Luis Lenz, foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.